TCC/Tema

Um jeito simples e fácil de definir o escopo do TCC

Pense e tome decisões mais facilmente

Um conteúdo de TCC com muitos tópicos e subtópicos e interdependências entre eles pode ser bem difícil e trabalhoso para pensar e desenvolver. Aqui você encontra uma forma de simplificar isso e tornar as coisas mais planejáveis e previsíveis.

Nota: O que você precisa para pôr este conteúdo em prática é uma pequena parte do artigo; o restante tem finalidade didática. Para facilitar essa aplicação, que é o que no fim das contas dá sentido ao conhecimento, no final você encontra um sumário da parte relevante em mapa mental.

Você pode ler e fazer comentários sobre este artigo no fórum.

A essência

Uma amiga, PHD, me pediu para orientar uma aluna de graduação na elaboração de um artigo com o tema Usos de Mapas Mentais na Medicina, trabalho de disciplina de graduação. As circunstâncias não exatamente ajudavam: a aluna tinha apenas duas semanas de prazo e no fim de semana nesse ínterim ela tinha um congresso.

Mas, em três sessões, fizemos a pesquisa, definimos o escopo, estruturamos o documento, ela redigiu e produziu o documento e, após duas noites bem difíceis, conseguiu entregar no prazo. A propósito, um desdobramento interessante desse episódio foi, com a ajuda da experiente amiga doutora, a publicação do artigo.

O aspecto mais importante que tornou possível essa realização foi o fato de o tema ter uma unidade estrutural de conteúdo: usos de mapas mentais em uma área.

Você vai encontrar muitos conteúdos com uma unidade estrutural. Por exemplos, em livros:

  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
  • Os Segredos da Mente Milionária

  • As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança
  • Modelos e Métodos Para Usar Mapas Mentais

Conteúdos em geral

  • Piadas
  • Dicas
  • Ferramentas
  • Receitas (bolos, doces, massas...)

(Freepik)

  • Formas de ganhar dinheiro
  • Os N melhores...

(Para simplificar, eventualmente vou abreviar unidade estrutural de conteúdo como UEC, de olho principalmente na simplificação do mapa mental de sumário.)

Você mesmo, talvez sem saber, usa unidades estruturais, de conteúdo ou não. Por exemplo, quando pensa no que tem que fazer no dia, usa a unidade estrutural “afazer”, por assim chamá-la. Quando vai estudar, provavelmente pensa primeiro em uma disciplina e depois em qual parte do conteúdo. Neste caso, você combinou duas unidades estruturais.

Quando o conteúdo tem uma unidade estrutural, como “aplicações”, é bem mais fácil amadurecê-lo e estabilizá-lo: procuramos possíveis aplicações e selecionamos as maduras para publicação. Podemos ter, digamos, 10 aplicações, das quais 5 avaliamos que podem ser incluídas, e temos o escopo, que é a base do planejamento posterior. É semelhante a montar a planta baixa de uma casa; uma vez definida, podemos passar a detalhar os cômodos.

A parte de conteúdo de um TCC tem uma estrutura primária de Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, mesmo que com outros nomes. Quando esse conteúdo tiver uma unidade estrutural baseada em aplicações, o desenvolvimento fica detalhado assim:

Tema

Introdução

Desenvolvimento

Aplicação 1

Aplicação 2

...

Conclusão

Compare esse cenário com um conteúdo com dezenas de tópicos com interdependências; muito mais trabalhoso e que requer muito mais pensamento. Quando mais simples a estrutura básica de um conteúdo, mais fácil é pensar e tomar decisões sobre ele.

Mais simples -> mais fácil pensar e tomar decisões.

Um conteúdo com uma unidade estrutural também protege o entregável contra impactos de mudanças. Em um conteúdo com interdependências, por exemplo, se uma conclusão depende de alguma evidência apresentada antes e esta mudar, lá vem retrabalho.

Com uma UEC, se reavaliarmos que um tópico primário de fato não era tão bom quando pensávamos, será simples retirar um e colocar outro.

Também fica imediato aplicar o conceito de MVP, sigla de Produto Minimamente Viável em inglês. Definimos o escopo com um mínimo de 5 tópicos, por exemplo, e se der tempo incluímos mais.

Um conteúdo pode combinar estruturas diferentes. Por exemplo, minha dissertação de mestrado foi Grafos Cordais e suas Aplicações, que tinha uma parte conceitual e outra com uma unidade estrutural.

Exemplos

Seguem alguns exemplos de temas com uma unidade estrutural de conteúdo coletados na internet e neste artigo. Para alguns, apenas uma parte tem essa estrutura com uma parte analítica adicional, como “vantagens e desvantagens” e “evidências”.

De fato, qualquer parte do conteúdo que tiver uma unidade estrutural de conteúdo pode ser tratada como proposto aqui.

  • Educação infantil: jogos e brincadeiras
  • O celular como ferramenta educacional: práticas pedagógicas para professores com o uso do celular em sala de aula
  • As vantagens e desvantagens das empresas online e negócios tradicionais: um olhar da administração de empresas
  • Evidências científicas do uso do extrato de Euphorbia Tirucalli no tratamento de câncer
  • O papel das políticas sociais no desenvolvimento e na transformação da realidade.
  • Competências profissionais do nutricionista esportivo
  • Em torno da narrativa do corpo pós-vital: tendências estéticas na tecnociência
  • Contribuições sobre o desenvolvimento de objetos de aprendizagem auto dirigidos para o ensino de língua inglesa
  • Materiais didáticos para o ensino da língua inglesa em ciências da Educação
  • Principais desafios enfrentados pelos docentes de língua inglesa no Brasil
  • Principais metodologias de ensino da língua inglesa no Brasil
  • Analisar problemas sociais a partir de uma perspectiva cultural

Possibilidades para unidades estruturais de conteúdo

Os exemplos acima têm uma relevância particular: eles contêm possibilidades para unidades estruturais de conteúdo:

  • Competências
  • Contribuições
  • Desafios
  • Evidências
  • Jogos e brincadeiras
  • Materiais didáticos
  • Metodologias
  • Políticas sociais
  • Práticas pedagógicas
  • Problemas
  • Tendências
  • Vantagens, desvantagens

Ao buscar um tema, você pode combinar uma unidade estrutural com um tipo de conteúdo e encontrar novas possibilidades para temas. Por exemplo:

  • Jogos e brincadeiras para acelerar o aprendizado de [Geografia | Português | Matemática| ...]
  • Jogos e brincadeiras para desenvolver a iniciativa de crianças
  • Jogos e brincadeiras para desenvolver o pensamento sistêmico em adolescentes.

Cada possibilidade vai funcionar como um estimulante de pensamento bem interessante. E cada vez que você encontrar uma nova possibilidade de UEC, mais possibilidades para temas podem ser encontradas.

Uma possibilidade estimula o pensamento.

Estruturando os estágios de maturidade

Quando você estiver fazendo pesquisas por temas com uma unidade estrutural de conteúdo, você vai encontrar ideias em situações diferentes com relação ao TCC. Para algumas, ficará logo claro que servem; outras você vai avaliar somente que têm algum potencial e será preciso aprofundamento para tomar uma decisão.

Na medida em que as ideias vão aumentando, vai ficando mais difícil manter o controle. Para dar suporte a essa atividade, você pode usar um modelo de estágios de maturidade.

Um modelo possível para um conteúdo com uma unidade estrutural de conteúdo tem a seguinte estrutura:

PRONTOS

REVISAR

EM DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVER

IDEIAS

Novas ideias devem entrar no estágio Ideias ou Desenvolver. Cada ideia que você encontra é colocada no modelo aonde se encaixar. Quando você completa alguma ideia Em desenvolvimento, ela é “promovida” para Revisar.

Você sabe que já tem conteúdo suficiente para o TCC quando tiver uma certa quantidade de itens no estágio Pronto. E é nesse estágio que você avalia se tem conteúdo minimamente viável.

A revisão pode ser feita por você, pelo orientador e eventualmente alguém mais. No caso da minha revisão, eu costumo adotar o critério de me desconectar do conteúdo, por exemplo após uma boa noite de sono, para poder fazer uma revisão mais neutra.

Flexibilidade de estágios

A estrutura de estágios não precisa ficar estável. No meu caso, é comum começar com uma estrutura e ela mudar vez ou outra.

Por exemplo, às vezes estou em dúvida sobre algum item e introduzo o estágio Avaliar.

Mais recentemente eu introduzi o estágio de Produção, que é produzir para publicar (esquema abaixo). Produzir conteúdo textual não consiste só em escrever, pode envolver ilustrações, diagramas e outros elementos. Isso libera minha atenção para, ao escrever, focar nas ideias; quando decidir publicar, elaboro o restante. São menos coisas para pensar de cada vez.

PRONTOS

REVISAR

PRODUZIR

EM DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVER

IDEIAS

Em particular, essa estrutura me permite, quando estou escrevendo, apenas mencionar uma ilustração, como abaixo, que será elaborada no estágio de produção. Eu nem preciso definir se será uma imagem pesquisada, um mapa mental ou um diagrama.

Ilustração estágios de maturidade

Em síntese, não só as unidades de conteúdo terão estágios de maturidade; o modelo adotado também os terá, além de você próprio com relação ao modelo. A experiência será sua melhor professora nisso, e inclusive para você descobrir as necessidades.

Um modelo de estágios de maturidade evolui com a as necessidades e a experiência.

Múltiplos temas

Quando começar a busca pelo tema do TCC, você pode investir em temas que acabam não se revelando possíveis ou viáveis. A ideia de estágios de maturidade pode ser aplicada também aos temas.

Nesse caso, você não vai seguir todo o fluxo para tudo que encontrar; pode nem usar estágios, apenas registra as aplicações:

TEMA DO TCC

TEMA 1

APLICAÇÃO 1

APLICAÇÃO 2

TEMA 2

APLICAÇÃO 1

APLICAÇÃO 2

Implementação em mapa mental

Você deve precisar de algum recurso para registrar as informações. Sendo a estrutura baseada em estágios de maturidade uma hierarquia, você pode implementá-la em qualquer aplicativo que trabalhe esse tipo de estrutura.

Um mapa mental e o Word ou equivalente são opções, e é uma escolha caso a caso. Se ainda estou mais focado na estrutura, o mapa mental é melhor. Se já avancei na redação, faço no Word.

No Word, você pode usar títulos de um nível para os estágios e o nível abaixo para o tema. O painel de navegação facilita bastante movimentar os temas.

O mapa mental para um tema fica assim (exemplos do EasyMapper):

Uma opção que um mapa mental oferece é a inserção de hiperlinks e anotações. Você pode fazer isso por exemplo para cada tema que estiver desenvolvendo:

No caso de múltiplos temas estarem sendo pesquisados, um possível mapa mental é:

Os temas que lhe parecem mais usáveis podem ser destacados, por exemplo com formatação da cor de fundo dos tópicos. No mapa mental abaixo foi usada a cor verde para indicar as aplicações que já parecem pelo menos razoavelmente seguras.

Note que, com essa estrutura e formatação, em um rápido olhar você pode avaliar onde está com relação à definição do tema e por onde parece ser melhor seguir.

Sumário do artigo

Abaixo um mapa mental sumarizando o conteúdo deste artigo.

Clique aqui para abrir o mapa mental em formato PDF (128 kB).

Clique aqui para baixar o original do EasyMapper (3 kB)